DESCASO

ESPERE CARREGAR

RUÍNAS DA CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO EM CABELEIRA
ERGUIDA NO SÉCULO XIX
CABELEIRA, UM DOS MAIORES PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO AGRESTE MERIDIONAL PERNAMBUCANO, DATADA DA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO ATRAVÉS DO ADVENTO SESMARIAL, É DA MESMA ÉPOCA DE URUÇU, MANDACARU E GRAVATÁ. AMBAS LOCALIDADES LIGADAS PELA PE-87, A QUAL ERA UMA ANTIGA VEREDA DE LIGAÇÃO ENTRE OS ENGENHOS, SÍTIOS E FAZENDAS DESSA PARTE DO PLANALTO DA BORBOREMA.
  O PRIMEIRO ENGENHO DE CANA-DE-AÇÚCAR DA LOCALIDADE DE CABELEIRA, ERGUIDO PELO CORONEL JOSÉ MATIAS DE ALBUQUERQUE. ERA  DENOMINADO DE ENGENHO NOVO, ONDE O MESMO JÁ NÃO EXISTE MAIS, E O QUE RESTOU DO ANTIGO POVOADO FOI A CASA GRANDE E A CAPELA. ESTA ÚLTIMA POR SUA VEZ ESTÁ EM RUÍNAS, E PODE SER RESTAURADA A QUALQUER MOMENTO.
   POLÍTICOS, AUTORIDADES RELIGIOSAS E MEMBROS DE IGREJAS, PROFESSORES,  EMPRESÁRIOS E OUTROS MUNICÍPES QUE NÃO PREZAM E NEM SE MOBILIZAM PARA A PRESERVAÇÃO DA MEMORIA  DO SEU LUGAR, SÃO PIORES DO QUE O PERSONAGEM REAL E POLÍTICO DO VÍDEO ABAIXO.
VEJA E ESCUTE. 
VÍDEO DA 104 DE QUIXERAMOBIM NO CEARÁ - DISPONÍVEL NA NET.

CAPELA AGONIZANDO

O POR DO SOL DEIXA A FAIXADA DA RUÍNA DA CAPELA COM UMA COR ALARANJADA

PORTAL DA CAPELA VISTA DO LADO INTERNO

A CAPELA ERA CARATERIZADA PELO BARROCO POBRE, OU SEJA,  SEM MUITA OSTENTAÇÃO. MAS MESMO EM RUÍNAS, ELA AINDA É BELA.

AS MARGENS DA PE-87, A CAPELA PODERIA SER RESTAURADA PARA VISITAS. 

ENGENHOCA DE CABELEIRA

A REFERIDA ENGENHOCA DE CABELEIRA FOI ERGUIDA NO INTUITO DE SUBSTITUIR O ANTIGO ENGENHO E A ECONOMIA LOCAL. NO ENTANTO, NÃO HOUVE MUITO ÊXITO, E  SEU MAQUINÁRIO FOI LEVADO PARA O ENGENHO SÍTIO DO MEIO.  


A CENTENÁRIA CASA GRANDE DE CABELEIRA

ERGUIDA NO ENCAIXE DE PEDRAS E TIJOLOS E ARGAMASSA DE CALIÇA, ESSA CASA É UMA DAS CINCO ESTRUTURAS MAIS ANTIGA E AINDA DE PÉ NO MUNICÍPIO.

QUANDO GAROTO EU VI A CAPELA AINDA DE PÉ. MEU FILHO VIU ELA EM RUÍNAS E A POUCA ESTRUTURA DO QUE RESTOU DO ANTIGO DISTRITO. SERÁ QUE MEU NETO VAI VER ALGUMA COISA DE PÉ NESSE LUGAR?
ACREDITO QUE SIM!

VÍDEO DA CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO EM CABELEIRA


 Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

O OBJETIVO DESSA PÁGINA É DEMONSTRAR AO PÚBLICO OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO NOSSO PATRIMÔNIO, E CONSTRUTIVAMENTE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO NOS JOVENS BARRA  GUABIRABENSES.

LIXO E POLUIÇÃO NA CORREDEIRA DA ONÇA
A FALTA DE EDUCAÇÃO DAS PESSOAS ASSOCIADO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESINTERESSE DOS PROPRIETÁRIOS DAS LOCALIDADES, RESULTAM NA DESTRUIÇÃO E POLUIÇÃO  DO PATRIMÔNIO NATURAL DO MUNICÍPIO

LIXO E POLUIÇÃO NA CORREDEIRA DA ONÇA
AS ESCOLAS MUNICIPAIS E A ESTADUAL (QUE SOMAM MAIS DE 2000 ESTUDANTES) TEM UMA PARCELA DE CULPA, POIS NÃO EXISTE UM PROJETO POSTO EM PRÁTICA EM PRÓ DO MUNICÍPIO. ENQUANTO O PLANO DIRETOR MUNICIPAL É INOPERANTE.

 ESGOTO DESPEJADO DIRETAMENTE NO RIO SIRINHAÉM
A BARRA É A PRIMEIRA CIDADE A POLUIR DIRETAMENTE O RIO SIRINHAÉM CONTAMINANDO ASSIM AS CACHOEIRAS QUE SEGUEM NO SEU CURSO

ALÉM DOS ESGOTOS QUE CONTAMINAM AS ÁGUAS E CACHOEIRAS RIO ABAIXO, PARTE DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA JOGA O SEU LIXO DENTRO DO RIO

EM TODO  CURSO DO RIO E NAS CACHOEIRAS ENCONTRAMOS LIXOS DIVERSOS, CONTAMINANDO ASSIM AS ÁGUAS COMO TAMBÉM AS PESSOAS.


NA BARRA, AINDA TEMOS MORTES POR CONTA DE ÁGUAS CONTAMINADAS